Este slideshow necessita de JavaScript.

O II Encontro de Professores de Piano da UNIRIO aconteceu no dia 7 de maio de 2017, domingo, na Sala Villa-Lobos do Instituto Villa-Lobos. Dentre os mais de 60 inscritos, compareceram professores e alunos de várias instituições, como UNIRIO, UFRJ, USP, UFJF, FAETEC, ISERJ, PUC, CBM, Colégio Pedro II, Escola Villa-Lobos, Centro Cultural Musical de Campos, Conservatório de Tatuí, Sodalício da Sacra Família e Prefeitura do Rio de Janeiro, assim como pianistas e professores autônomos.

Para a abertura do Encontro, contamos com o pianista Rafael Ruiz, que apresentou em um mini-recital obras de Villa-Lobos e Rachmaninoff. Em seguida, uma mesa redonda composta por Carlos Belém (diretor da Escola de Música Villa-Lobos), Kátia Balloussier (pianista colaboradora da UNIRIO) e Rafael Vernet (pianista, professor e arranjador) discutiu o mercado de trabalho para o pianista. Após um intervalo, recebemos Eduardo Monteiro, pianista, professor e atual diretor da ECA-USP, que ministrou uma palestra, na qual narrou sua trajetória artístico-acadêmica. O encerramento se deu com uma apresentação de Eduardo Monteiro, interpretando obras de Villa-Lobos e Debussy.

O evento proporcionou um espaço para reflexões e debates riquíssimo, assim como uma oportunidade única para troca de experiências entre profissionais, docentes e jovens estudantes. As professoras Lúcia Barrenechea, Erika Ribeiro e Marina Spoladore (equipe do Projeto de Extensão “Técnica e Interpretação Pianística”, que promoveu o evento) avaliam que o II Encontro superou as expectativas ao fomentar ideias que podem ser discutidas e colocadas em prática nos diversos espaços de ensino do piano, e já planejam o próximo Encontro para 2018!

 WhatsApp Image 2017-05-17 at 09.38.52

Anúncios